Na terça-feira, Jorge Mário Bergoglio completa cinco anos como papa Francisco. Veja 10 pontos a refletir sobre seu pontificado.
1) O papa do povo
Depois do carrancudo Bento XVI, Francisco é extremamente popular. Ainda que viaje menos do que João Paulo II, cada visita a um país é uma aula de empatia – como no Brasil, em 2013, e este ano, no Chile. Ele se nega a usar o papamóvel blindado e a vestir colete à prova de balas. Quer estar perto do rebanho.
2) Contra o preconceito
Nenhum papa avançou tanto em temas como homossexualidade, ordenação de homens casados e valorização da mulher. Ele já recebeu ex-colegas de batina casados com homens, além de ter se manifestado mais de uma vez contra o preconceito na Igreja.
3) Olhar fora da Europa
Argentino, “do fim do mundo” em suas palavras, é um papa que, pela primeira vez, desviou o foco do eurocentrismo da Igreja.
4) Apelo por imigrantes
Se João Paulo II focou na Guerra Fria e no comunismo, o tema que norteia o pontificado de Francisco é o drama dos imigrantes. Em sua viagem à ilha grega de Lesbos, trouxe de volta a Roma, em seu avião, uma família de refugiados muçulmanos sírios.
5) Revolta conservadora
Enfrenta dura resistência da ala conservadora da Cúria Romana e fora dos muros do Vaticano. A maior expressão de rebeldia foi uma carta assinada por quatro cardeais, chamada dubia, que questionou uma exortação apostólica de Francisco a respeito da comunhão para fiéis que se divorciaram. Eles consideram uma blasfêmia a abertura do Papa.
6) Abaixo à corrupção
O Banco do Vaticano, um antro de corrupção apontada como uma das causas da renúncia de Bento XVI, estaria em ordem.
7) Santa Sé mais enxuta
Francisco também enxugou a máquina do Vaticano, unindo ou extinguindo departamentos.
8) Pouco avanço contra pedofilia
Com relação à chaga do abuso sexual infantil, é onde deixa a desejar. Criou a Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, mas não deu forma a um esperado tribunal que julgasse réus. Pelo contrário, no Chile defendeu um bispo acusado de acobertar casos de abusos e manteve em cargo importante na Santa Sé, até a morte, em dezembro de 2017, o cardeal Law, que também fez vistas grossas aos crimes em Boston e famoso por ter aparecido no filme Spotlight.
9) Menos dogmático
Francisco valoriza a caridade e menos o rigor da lei apostólica. Mais ser humano e menos dogma.
10) Nova encíclica
Uma nova encíclica (documento papal) deve nascer neste ano tendo como foco a questão da paz, com a ajuda de um gaúcho – o padre Érico Hammes, doutor em Teologia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).