Abel Ferreira e Renato Portaluppi adotaram o mesmo discurso. Segundo eles, jornalistas nada entendem de futebol. Eu posso até concordar, mas quem tem que entender de futebol são os treinadores. Cabe a eles montar taticamente seus times, ensinar jogadores, aconselhar os que não estão bem e coisas do tipo.
Jornalista tem que saber perguntar e informar. Se o time perdeu pergunta: quais razões você elenca como determinantes desta derrota? Claro que hoje em dia entra muita gente que não é jornalista para fazer perguntas e, por vezes, são inadequados. Mesmo assim não vejo motivo para tanta falta de educação.
Renato, que eu conheço desde jovem, sempre foi um cara respeitoso e amável. Ultimamente, parece que enfrenta problemas psicológicos.
O comandante gremista não treina corretamente o time, não achou uma equipe titular e está se especializando em confrontar os jornalistas — e aqui se assemelha ao treinador do Palmeiras. Dá pena ouvir pessoas vencedoras, que ganham milhões por mês, não terem postura para se comportar publicamente.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.