Contratar o trabalho de Luiz Felipe Scolari nos dias de hoje é a busca da história de um profissional que marcou dentro do clube. Só isto. Felipão não consegue entregar mais nada. O Grêmio repetiu o mesmo erro de 2014. Felipão saiu da Copa do Mundo disputada no Brasil tendo levado 7 a 1 da Alemanha e 3 a 0 da Holanda. Importante lembrar que ele treinava a Seleção Brasileira, a mais vitoriosa dos Campeonatos Mundiais. Nem 30 dias se passaram e os amigos de Felipão conseguiram convencer a direção do Grêmio que ele seria a solução.
Fábio Koff dispensou o treinador Enderson Moreira e trouxe o histórico Scolari. Foi tão mal que chegou a sair da casa mata e se refugiar dentro do vestiário deixando o time acéfalo dentro do campo. Pois passados mais alguns anos o presidente Bolzan e seus companheiros de diretoria fazem a opção, mais uma vez, por este profissional. Importante dizer que no meio disto ele teve uma passagem não menos desastrosa pelo Cruzeiro. Pouco antes encaminhou o Palmeiras para o rebaixamento. Foi apenas a repetição do erro.
Ele teve seis oportunidades de sair do Z-4 se obtivesse vitórias, fracassou em todas e nunca tirou o Grêmio desta situação. Nos último quatro jogos ganhou apenas um ponto, repetindo Thiago Nunes que ganhou dois pontos em oito jogos. Campanhas iguais.
Deixa o Grêmio cinco pontos atrás do time que o livraria do rebaixamento. Seu legado de treinador nada beneficia o profissional que irá treinar o Grêmio neste futuro próximo. Não existe um time formado, não existem titulares em bom número e muitas dúvidas quanto a eles e quanto a forma de jogar. O que fica de Luiz Felipe Scolari é uma conta vultuosa para pagar porque ele tinha contrato até o final de 2022, com salário que não deve ser menor de 500 mil reais mensais.
Ele não costuma abrir mão de seus vencimentos em nome de seu gremismo. Ficou a conta milionária como legado. Os amigos de Felipão, que o colocaram por indicação ao presidente Romildo, devem estar constrangidos. Outra vez colocaram um amigo, nunca um profissional atualizado, pronto para fazer bom trabalho.
Faz muitos anos que Felipão não se repete em seus grandes trabalhos. Ele só acumula vexames e fracassos. Claro que alguns dizem que os seus críticos o perseguem. No caso Felipão se alguém quiser perseguir o profissional perde tempo. Ele está superado e se mata sozinho.