Claro que o Del Valle jogou mais do que o Grêmio. Levou um gol de cabeça, marcado por Diego Souza, e foi pra cima. Brenno fez boas defesas, por vezes as traves salvaram. O domínio equatoriano era completo. Mas ainda no primeiro tempo ocorreu um erro incrível de arbitragem.
Alisson começou a jogada, deu para Diego Souza que, de letra, deixou Ferreira na frente do gol. Com categoria, ele marcou um golaço. Pela construção e pela conclusão, um belo gol. A assistente, que é da Fifa, marcou um impedimento que não existiu. Penalizou o Grêmio e o futebol. Um erro comprometedor e um prejuízo enorme para os gaúchos.
No segundo tempo, os equatorianos marcaram dois gols com um show de futebol de Faravelli, e o Grêmio teve a expulsão de Ruan. Com 10 jogadores, o Tricolor tratou de não levar mais gols. Resistiu à pressão do Del Valle e, apesar de tudo, está voltando para Porto Alegre vivo.
Com dificuldades pelo placar, pela capacidade que mostrou o adversário, por algumas ausências importantes e pelo preparo físico que continua deficiente. Ficou difícil, mas não impossível para o Grêmio.