Eu sei que mesmo com o VAR existe subjetividade na arbitragem. Mas até aí tem limites. Raphael Claus cometeu o maior absurdo deste Campeonato Brasileiro quando expulsou Rodinei no Maracanã. Era ele quem tinha a bola. Quem chegou no lance foi Filipe Luís. Por mais que se possa entender que o lateral colorado tenha usado força demasiada, não se justifica sua expulsão. Seria um cartão amarelo.
Vi mais de uma centena de pisões iguais ou piores do que esse e ninguém foi expulso. Claus foi no VAR, teve a concordância de seus companheiros da cabine e desmontou o time do Inter aos três minutos do segundo tempo. Logo ele, tido por muitos como o melhor árbitro do futebol brasileiro na atualidade. O Inter foi visivelmente prejudicado.
Não há nenhuma voz de analista justificando o absurdo cometido por este juiz. Não estou o chamando de ladrão, não estou dizendo que ele é mal intencionado, mas precisa ser severamente punido por um erro grave. Não pode passar batido este absurdo. O Inter foi garfeado no Maracanã.
Confesso que fiquei decepcionado com o que vi. O Flamengo tem time para ganhar do Inter, tem time para ser campeão, mas o que me incomoda muito é saber que um deslize grave da arbitragem tenha decidido um jogo e um campeonato. Leonardo Gaciba precisa tomar atitude rigorosa.