Nada mais normal que ao final da temporada os clubes façam amplas reformulações nos seus grupos de jogadores. Afinal, terminadas as competições, que este ano botam as caras em 2021, cabe aos dirigentes e aos treinadores avaliarem o que deu e o que não deu certo.
É hora de renovar com jogadores que estiveram bem ou prometem um futuro auspicioso e colocar em negociação jogadores que não fora bem. As relações de Grêmio e Inter não serão pequenas. Vejamos alguns casos, fora aqueles que posso esquecer.
NO INTERNACIONAL
Danilo Fernandes deverá ser negociado. Ele tem alto salário, é reserva de Marcelo Lomba, e pode representar uma venda com valores importantes por ser goleiro de primeira linha. E o jovem Daniel finalmente receberá as merecidas oportunidades.
Na zaga não há muitas dispensas a serem feitas. E tem jovens chegando, como Pedro Henrique, que é titular da Seleção Brasileira de base.
No meio podem sair Rodrigo Lindoso e Zé Grabriel, se for colocado como volante, e também Marcos Guilherme, o "Marquinhos" do Abel, que nada contribui.
No ataque : Leandro Fernandes deve ser dispensado. Acho que Abel Hernández também porque Guerrero está votando e Yuri Alberto está arrebentando.
Em função destas dispensas muito prováveis, caberá ao treinador buscar nas categorias de base os jogadores que já estão sendo ou ainda não são utilizados. Com isto, baixa muito a folha de pagamento, não alterando em nada a qualidade do time, ou até melhorando bastante. Para um clube que não tem dinheiro e sim muitas dividas, este é um quadro maravilhoso.
NO GRÊMIO
Penso que um dos goleiros será dispensado, e a transição oferecerá ao time titular um jogador de qualidade para a posição . A bola da vez é Júlio Cesar, o terceiro na hierarquia do gol.
Na zaga, penso que David Braz está com os dias contados. Parece que caiu em desgraça com o treinador depois da goleada sofrida para o Santos.
No meio, tem a possibilidade da venda de Jean Pyerre, que agora começou a interessar o Ajax, da Holanda. Pinares não agradou e ainda se negou a entrar em campo faltando poucos minutos para o fim do jogo e, depois, pediu desculpas. Menos por isto, mais pelo seu futebol que não convenceu. Pode ser uma boa moeda de troca.
Thaciano é outro jogador que pode ser transacionado. Mesmo que a torcida tenha restrições a ele, seu mercado é grande e muitos clubes querem sua contratação.
Robinho deve sair. Nada acrescentou a não ser à folha de pagamentos.
Luiz Fernando é dúvida. Ele até tem certo prestigio com Renato, mas suas atuações não correspondem à necessidade do Grêmio. E tem Guilherme Guedes pedindo passagem junto com Ferreirinha.
Claro que, neste momento, este é um assunto proibido dentro dos clubes porque o dois estão muito próximos de ganharam competições nacionais. Isto será assunto para depois de 10 de março. O que estou fazendo nesta matéria é chamar atenção do que está por vir.