Esse papo de favoritismo não faz nenhuma diferença efetiva em Gre-Nal. Apesar de cada lado tentar empurrar a responsabilidade para o outro, é dentro de campo que as coisas se resolvem. Na realidade, ganhar os três pontos não altera nada para nenhuma das equipes neste Gauchão. Mas, em clássico, sempre há mais fatores em jogo do que apenas os pontos.
Neste domingo (17), o Grêmio precisa se aproveitar do fator local para conseguir a vitória diante de seus torcedores. No início da semana, a derrota para o Libertad significou um balde de água fria nas expectativas gremistas. Pois bem, vencer o Inter é essencial para arrumar a casa. Uma arrancada ruim na Libertadores somada a um resultado negativo no domingo pode fazer o planejamento gremista bailar.
Já para o Inter, vencer na Arena significa deixar o rival em maus lençóis. Além de manter a ótima sequência positiva vencendo na casa do rival, afundaria o Grêmio em uma crise logo no início da temporada. E, claro, uma eventual derrota colorada não seria nenhuma tragédia para a sequência do trabalho.