Quem circular pelas esquinas do 4° Distrito, a partir de março, vai encontrar placas mais robustas, com direito a logotipo e atrativos sobre a área.
A Imobi, empresa responsável pelas plaquinhas de rua, vai bancar a instalação de sinalizações especiais na região, como parte de um projeto de identidade visual. Acima das placas tradicionais, que indicam o nome das vias, alguns cruzamentos terão outras, em estilo publicitário, com dizeres do tipo “Você está no 4º Distrito”, “Aqui tem microcervejarias” ou “Aqui tem restaurantes”.
A intenção é estimular as pessoas a conhecerem essa parte da cidade: o antigo cinturão industrial de Porto Alegre, após décadas de abandono, agora passa por uma renovação empolgante – embora lenta –, com casas noturnas, polo cervejeiro, empresas de tecnologia, galerias de arte e empreendimentos gastronômicos. É a única área da região central para onde a Capital ainda pode crescer.
— Tem porto-alegrenses que não conhecem o 4° Distrito, e isso é meio doido. É uma região que precisa se desenvolver, mas antes as pessoas precisam saber que ela existe — avalia Daniel Costa, 40 anos, sócio da Imobi.
A ideia partiu do vereador Ramiro Rosário (PSDB), que na última sexta-feira se reuniu com a Imobi e com associações de bairros e empresas do 4° Distrito para discutir detalhes da iniciativa. No logotipo das novas placas, um ramo de trigo em formato circular faz referência à cevada – não é de hoje que se tenta associar a imagem da região (e até de Porto Alegre) à produção artesanal de cerveja.
Trinta placas serão bancadas e instaladas pela Imobi, durante o mês de março, nos principais cruzamentos do 4° Distrito. A empresa ainda vai oferecer 35% de desconto para empreendedores da região que fizerem publicidade nas plaquinhas de rua. A cada cinco placas publicitárias vendidas, outra será instalada gratuitamente para identificar o 4° Distrito. Ou seja, a quantidade de placas com a nova identidade visual vai depender do investimento dos empresários em propaganda.
— Do ponto de vista institucional, para nós também é uma boa ideia: vamos ser melhor percebidos pelos empresários da região e, como consequência, podemos vender mais publicidade — diz Daniel Costa.
Com Rossana Ruschel