Para humanizar o atendimento – e mostrar quem está por trás das viseiras e máscaras –, a Santa Casa de Porto Alegre aderiu aos crachás gigantes. Os itens, que exibem fotos dos profissionais sorrindo, já foram entregues a 190 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, higienistas e secretários que atendem pacientes com covid-19.
– Acho que melhora até o resultado do tratamento. Faz bem para os pacientes ver nosso sorriso. Eles interagem vendo a foto, percebem que por trás da paramentação tem um ser humano cuidando deles – diz a enfermeira Maira Isis Stangler, 49 anos, que atua na UTI do Santa Clara, um dos sete hospitais do complexo na Avenida Independência.
Outras instituições, como o Hospital de Clínicas, na Capital, e o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, já haviam adotado os crachás. Na Santa Casa, os cartões são entregues aos profissionais com uma mensagem: "Para que nossos pacientes possam ver seu sorriso e sua alegria – tão importantes neste momento –, segue o seu crachá temporário."
– É como se o pessoal que atendemos pudesse olhar por uma janela. Eles conseguem enxergar que, por trás desses equipamentos todos, existe vida – constata a enfermeira Maira.
Com Rossana Ruschel