A prefeitura deve mesmo autorizar a Catsul, responsável pela operação do catamarã, a instalar uma nova estação no atracadouro do Gasômetro, no trecho revitalizado da orla.
Há duas controvérsias sobre o caso. A primeira é se existe necessidade de licitação. O governo acredita que não, já que a Catsul apenas incluiria uma parada no trajeto autorizado entre Porto Alegre e Guaíba.
Sobre a segunda polêmica, de que aquele trecho é um ponto turístico e que, portanto, haveria concorrência desleal com barcos de passeio como o Cisne Branco, a prefeitura entende que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Com engarrafamentos descomunais nos fins de semana, a região da orla precisa de outras opções de transporte público, que nada têm a ver com passeios de turismo.
A Catsul vai apresentar na sexta-feira, em reunião com EPTC, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sua proposta de instalação da nova estação, inclusive com a definição dos horários em que pretende atracar no Gasômetro.