Leitores escreveram à coluna indignados com a "falta de comunicação da EPTC" com quem usa o transporte público da Capital. No sábado, usuários foram surpreendidos com o fim da operação de três linhas: 430-Bela Vista/Anita, 430.2-Bela Vista/Anita (via Carazinho e Ijuí) e 431-Carlos Gomes.
Gerente de Planejamento de Transportes da EPTC, Flávio Tumelero reconhece a falha – havia cartazes nos ônibus, mas as mudanças só foram divulgadas ontem nos canais oficiais, e a tabela horária seguia desatualizada no site:
– A informação deveria ter entrado antes no site. Estamos revendo o sistema para entender onde aconteceu o problema. Nossa preocupação, agora, é que a informação chegue ao usuário – diz.
Para substituir as opções extintas, foi ampliado o itinerário da 525-Rio Branco/Anita, e uma nova linha foi criada: a 432-Carlos Gomes/Petrópolis.
– Essas linhas vinham perdendo muitos passageiros. As mudanças vieram para agrupar o atendimento e oferecer uma frequência maior – afirma Tumelero, lembrando que as linhas de trajetos curtos e médios "sofrem muito com a concorrência" de aplicativos como Uber e Cabify.
Confira o que muda:
Linha nova criada
- Linha 432 - Carlos Gomes/ Petrópolis
Linhas que deixam de existir
- Linha 430 - Bela Vista/Anita (substituída pelas linhas 525 - Rio Branco/Anita/Iguatemi e 432 – Carlos Gomes/ Petrópolis)
- Linha 430.2 - Bela Vista/Anita via Carazinho e Ijuí (substituída pelas linhas 525 - Rio Branco/Anita/Iguatemi e 432 – Carlos Gomes/ Petrópolis)
- Linha 431 - Carlos Gomes (substituída pela 432 – Carlos Gomes / Petrópolis)