Os 77 degraus da foto acima são o troféu mais recente de uma onda de revitalizações de escadarias promovida por moradores da Capital. Vizinhos do bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste, uniram-se para limpar, reformar e pintar a travessia que liga a Avenida Antônio de Carvalho à Rua Podalírio João da Rocha, antes tomada por mato e lixo.
– Tudo graças às doações da comunidade. Nas laterais da escadaria, instalamos vasos de plantas que fiz com pneus. Ninguém mais larga lixo ali – conta o comerciante José Carlos Furlan, um dos seis moradores que lideraram o restauro.
Para dar identidade ao trabalho, o grupo pintou nos degraus a frase "Só alegria", bordão sempre evocado pelo dono de um armazém conhecido por todos ali. A revitalização dos degraus foi inspirada em outra inciativa no mesmo bairro: a psicóloga Cláudia Coelho, com a ajuda de amigas e vizinhas, transformou uma uma escadaria abandonada em um dos pontos mais encantadores da cidade.
Como a coluna mostrou em março, o grupo de moradoras atravessou um ano e meio montando placas de ladrilhos para decorar os 88 degraus da Rua Antônio Peyrouton Louzada – que, antes da revitalização, servia de rota de fuga para assaltantes e ponto de encontro para usuários de drogas.
– Minha ideia era mesmo inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Por isso, quando me procuraram para revitalizar a outra escada, eu incentivei e orientei – orgulha-se Cláudia.
No Centro Histórico, a comunidade também se mobilizou para revigorar a histórica escadaria da Rua João Manoel, que deixara de ser um dos pontos mais charmosos do bairro para virar um abrigo sujo e pichado de moradores de rua. A travessia agora está limpa, iluminada, decorada com grafites e até ganhou uma horta comunitária em um terreno adjacente – tudo fruto de mutirões promovidos por vizinhos.
– Tenho visto velhinhos subindo essa escada, coisa que não acontecia havia muito tempo. As pessoas estão frequentando o local – comemora a presidente da Associação das Hortas Coletivas do Centro Histórico, Carmen Fonseca.
A onda não parece ter fim: moradores da Zona Norte, também cansados de esperar pelos cuidados do poder público, já se mobilizam para reformar e pintar outra escadaria, desta vez na Vila Safira, no bairro Mario Quintana.