Não estranhe se a mais recente poesia que você encontrar no transporte público da Capital for de 2015. O último edital para o concurso Poemas no Ônibus e no Trem foi lançado em abril de 2016, mas os vencedores ainda não conseguiram chegar às janelas dos veículos.
Segundo Sergius Gonzaga, coordenador de Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, responsável pelo projeto, os cartazes ainda não haviam ficado prontos por falta de recursos – mas devem estar nas mãos da prefeitura ainda nesta semana, para, em seguida, serem fixados nos ônibus.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
PSOL se conforma com título de Cidadão de Porto Alegre ao general Etchegoyen
Com frente parlamentar contrária, pacote do transporte público se inviabiliza
Gapa ainda não tem perspectiva de receber nova sede
Assim que os poemas de 2016 estiverem instalados, será liberado o edital de 2017 para selecionar os cartazes do ano que vem. O concurso neste ano traz uma novidade: além de revelar novos talentos, o júri também escolherá obras de poetas já consagrados, vivos ou mortos.
Com edições anuais desde 1992, o concurso Poemas no Ônibus e no Trem recebe mais de mil poemas a cada ano. Os textos selecionados são reunidos em uma publicação lançada na Feira do Livro de Porto Alegre.
*Colaborou Jéssica Nakamura