Acompanhado da mulher e do filho de seis anos, o vereador Valter Nagelstein (PMDB) saía para pedalar na orla do Guaíba, às 9h deste domingo (30), quando avistou a pichação no muro de casa: "Nagelstein facista (sic)".
– Senti revolta, indignação, minha família ficou com medo. Meu filho pequeno queria saber o que é um fascista. Respondi que fascista é quem defende ditadura e quem suja a casa dos outros – conta o vereador.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
Redução nas isenções nas passagens: nisso o prefeito está certo
Caminhonete estacionada em ciclovia é pichada: "E as bike?"
Adeptos da boemia arrancam cartazes de apoio à BM na Cidade Baixa
A casa de dois andares no bairro Petrópolis foi alvo, segundo Nagelstein, do ódio que ele desperta em alguns grupos "por combater ideias de esquerda".
– São grupos que pregam discurso de pacifismo mas têm uma agenda de violência – diz o vereador. – Quem não concorda com a esquerda agora é fascista. Essa expressão virou um clichê idiota. Sou um liberal conservador que aponta as contradições desses grupos.
Nagelstein diz que enviará à polícia as imagens das câmeras de segurança instaladas em sua casa, para que os responsáveis sejam identificados. No Facebook, um post do vereador com a foto da pichação teve quase 2 mil reações e mais de 200 compartilhamentos.