Líder do governo na Câmara, o vereador Clàudio Janta (SD) – e Clàudio é assim mesmo, ele virou o acento após consultar uma numeróloga – é um homem místico.
Seu projeto mais recente busca incluir no calendário oficial da cidade o Dia de Exu Rei Seu Sete da Lira, entidade que atua como médico em rituais de quimbanda. No mandato passado, Janta conseguiu emplacar o Dia de Oxalá Mocochel, o Dia de Exu Maré e o Dia de Exu das Sete Encruzilhadas.
Janta é católico, o que não o impede de exibir em seu gabinete imagens de Buda, Ogum e Xangô, além de um elefante com o rabo virado para a porta e todo tipo de pedra energizante. As pedras, aliás, dividem espaço no bolso do terno com cristais ou um olho de boi, tudo em busca de proteção.
– Faço reiki, tomo floral para cacete, vou a centro espírita, missa e terreiro. Só homeopatia que não me bateu legal – pondera o vereador.
Janta lembra que existem dezenas de datas católicas no calendário oficial da cidade. Os dias homenageando entidades ligadas a religiões de matiz africana – que costumam sofrer com o preconceito – facilitam inclusive a captação de recursos para a realização de festas e rituais.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
Polícia conclui que atentado contra vereador Rodrigo Maroni não aconteceu
Interrompido em janeiro, serviço de capina será retomado até segunda
Projeto que libera bebida alcoólica nos estádios de Porto Alegre volta a tramitar