O preço do leite segue em curva descendente, após atingir picos históricos em agosto. Levantamento mensal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP indica que o valor médio do leite pago ao produtor caiu 7,57% no Rio Grande do Sul em outubro, na comparação com o mês anterior. Na média do Brasil, a queda no período foi de 8,5%.
A retração é justificada pelo avanço da safra em grande parte do país, que eleva a produção e a captação de leite pelas indústrias, e pelo aumento das importações nos últimos meses - especialmente do Uruguai. A queda no valor pago aos produtores foi repassada ao consumidor.
De acordo com monitoramento semanal da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o preço médio do litro de leite UHT na última semana de outubro foi R$ 2,72 – 12,5% menos que na última semana de setembro. Se considerados os últimos três meses, quando o produto atingiu o valor mais alto, a redução chega a 27,8%. Entretanto, o preço atual ainda é 18,7% maior que o praticado há um ano.