Momentos antes do governador José Ivo Sartori anunciar o pacote de medidas para enfrentamento da crise financeira do Estado, em cerimônia no Palácio Piratini na tarde desta segunda-feira, a Secretaria da Agricultura apresentou o programa Agro + RS. Inspirado na iniciativa do Ministério da Agricultura, que há três meses anunciou conjunto de medidas voltadas à redução da burocracia nas normas e processos, o plano gaúcho apresentou suas metas na mesma direção.
Das 218 demandas recebidas pelo setor produtivo, 23 foram priorizadas inicialmente. Entre as quais, a descentralização da análise para reforma e ampliação de frigoríficos e da verificação de rótulos de produtos. Além disso, a normatização do programa de certificação de cadeias de fornecedores, permitindo a identificação individual e informatização dos dados de rebanhos.
– Muitos processos poderão ser feitos de forma online. Hoje a realidade de produção é outra, exigindo mudanças que tornem os trâmites mais eficientes – explica o secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Presente na cerimônia, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki destacou que das 300 demandas apresentadas ao governo federal, cerca de 150 já foram resolvidas.
– A maioria dos gargalos que atrapalham o crescimento dependem tão somente da vontade política para fazer as mudanças – disse Novacki.