Vejam só que bacana quando as pessoas se dedicam à solidariedade.
Há um ano e meio, Wesli Elizairi, 26 anos, despediu-se da esposa Julia e dos filhos Wendel (2 anos e 6meses) e Wellington (11 meses), no Haiti, para vir ao Brasil em busca de uma vida melhor. Seu sonho era trazê-los em breve para perto de si. No Brasil, Wesli se estabeleceu em Porto Alegre. E começou a trabalhar como auxiliar de mecânico em uma oficina de caminhões. Sua renda não lhe permitia juntar o valor suficiente para trazer a família.
Em janeiro, ele começou a frequentar a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada em Vila Americana, Alvorada. Sensibilizados pela situação de Wesli, voluntários da igreja criaram a campanha para ajudá-lo a trazer sua família ao Brasil, campanha foi chamada pelo carinhoso nome de “O Sonho de Wesli".
De janeiro até agosto, voluntários arrecadaram cerca de R$ 12 mil (valor revertido na compra de passagens para a família), e ainda conseguiram uma casa para Wesli morar no bairro Vila Americana, em Alvorada. Além disso, doaram todos os móveis itens básicos para um lar, roupas e fraldas.
– Quando descobrimos o sonho de Wesli, ficamos sensibilizados e decidimos ajudar – conta o pastor Everaldo Carlos, um dos organizadores da campanha.
Conforme o pastor, de 20 a 30 jovens "estiveram diretamente envolvidos na organização da campanha", que foi divulgada entre amigos e via redes sociais.
Também foi criado um evento específico para levantar fundos. Mais de 400 pessoas, inclusive de outros Estados, se envolveram na ação.
Após um ano e meio sozinho no Brasil, Wesli pôde receber sua família na quinta-feira. Ao receber o abraço da mulher e dos filhos, o haitiano não conseguia pronunciar muitas palavras.
Apenas agradeceu aos amigos, abraçou a família, e disse:
– Obrigado. Não tenho como agradecer, estou muito, muito feliz!