O aniversário de verdade foi no dia 21 de abril, mas é neste fim de semana que Elizabeth II ganha a festa oficial pelos seus 90 anos. Será uma maratona de eventos públicos para a bisavó de cinco crianças.
A abertura da programação, uma missa na Catedral Saint Paul, estava prevista para a manhã de sexta-feira, dia dos 95 anos de Philip, o marido da rainha. Já as pompas envolvendo os súditos são esperadas para estes sábado e domingo.
Sábado, 11 de junho – Desfile Trooping the Colour
É uma tradicional parada militar, realizada nestes moldes a partir do século 17 pelo rei Charles II. Na festa, que desde 1748 também marca o aniversário oficial do titular da coroa, Elizabeth II irá passar em revista e saudar os regimentos britânicos e os exércitos dos 53 países que formam a Comunidade das Nações. Para quem gosta de cerimônias militares, é uma das mais bonitas realizadas na Europa, envolvendo 1,4 mil oficiais, 200 cavalos e 400 músicos.
A rainha costumava acompanhar montada em um de seus cavalos, mas desde 1987 faz o trajeto de carruagem com outros membros da família real. Para encerrar, Elizabeth II e familiares aparecerão no balcão para assistir ao voo final da RAF – Royal Air Force.
Neste ano, devido à relevância dos 90 anos da homenageada, a organização irá incluir uma parada ainda mais festiva, com uma réplica do Britannia. A rainha era tão fã das viagens no iate, que uma das raras vezes em que derramou uma lágrima em público foi no dia da aposentadoria da embarcação.
Domingo, 12 de junho – Patrons Lunch
Nada mais inglês do que saudar as grandes datas da família real com uma festa de rua, decorada com bandeirinhas coloridas e um piquenique com os vizinhos. Pois um dos netos da rainha é organizador da maior festa do gênero que Londres deve vivenciar. Na Avenida The Mall serão acomodadas 10 mil pessoas para um piquenique em frente ao Palácio de Buckingham. Elizabeth estará lá, num palco em pleno monumento à rainha Vitória.
Os ingressos a 150 libras (cerca de R$ 800) se esgotaram em poucas horas, e foram considerados salgados. Eles dão direito a uma cesta que inclui torta de carne de porco, drinques e sobremesa de framboesa. A maioria dos ingressos foi direcionada
São esperadas em toda a Inglaterra diversas festas de rua, promovidas pelos moradores, para também marcar as comemorações. Quem não conseguiu comprar ingressos e quer chegar perto do piquenique oficial, pode acompanhar a transmissão ao vivo pela BBC nos telões montados nos parques reais de Saint James e Green Park.
90 ANOS BEM FESTEJADOS
Numa decisão saudada até pelos contrários à família real, os pubs na Inglaterra poderão ficar abertos até mais tarde neste fim de semana. Em dias normais, fecham obrigatoriamente às 23h. Neste aniversário da rainha, poderão servir até a 1h. A feliz coincidência é que o fíndi marca o início da Eurocopa. E a Inglaterra estreia neste sábado contra a Rússia.
> Entre os produtos colocados à venda para o aniversário real, está a luxuosa louça de porcelana. Outra curiosidade é uma linha para cães. Elizabeth é uma apreciadora da raça corgi – seus cachorros aparecem até nas fotos oficiais. A paixão pela raça é uma forma de homenagem à família. No seu aniversário de 18 anos, ela ganhou a cadela Susan de seu pai.
> Até o supermercado mais tradicional do país está vendendo um bolo comemorativo. Foi realizado um concurso para escolher o design e a vitoriosa foi Tilly Chisholm, uma garotinha de oito anos, que criou a decoração para o bolo de frutas orgânicas.
> Londres está enfeitada para as comemorações. Vitrines de lojas com homenagens, prédios comerciais também. E, pelas ruas centrais, bandeiras dão a dica: há um evento importante na cidade.
> E a festa não termina agora. No verão, quando a rainha viaja de férias para Balmoral, na Escócia, o Palácio de Buckingham abre áreas residenciais a visitação – a venda de ingressos é grande fonte de arrecadação, tanto que a cada ano aumenta o número de salas abertas.
> Em 23 de julho, também em Buckingham, será inaugurada uma mostra de vestidos reais. Pela primeira vez, serão expostos juntos seu vestido de casamento e o usado na coroação. Outras duas mostras estão também em cartaz em Edimburgo e Windsor.