Os fãs dos Beatles têm um motivo a mais para visitar os estúdios Abbey Road. Uma loja completíssima foi aberta na rua homônima no norte de Londres. O local é ponto de peregrinação para os fãs que correm risco no trânsito para reproduzir na faixa de segurança a famosa capa do 11° álbum da banda.
Até há poucos meses, a única atração no local era cruzar a rua e registrar a travessia ao vivo ou procurar a gravação no site, desde que instalaram uma câmera lá. A outra opção para quem visitava o estúdio, que além de ter gravado momentos históricos dos Beatles e do Pink Floyd, teve Fred Astaire e Glenn Miller entre seus frequentadores, era grafitar os muros com mensagens.
Agora uma loja supercompleta, com CDs, LPs, camisetas, todo tipo de suvenires e até quebra-cabeça dos Beatles, atende à demanda dos visitantes que chegam de toda parte do mundo.
*
O endereço para conferir ao vivo a movimentação na famosa zebra crossing (faixa de segurança) de Abbey Road é abbeyroad.com/crossing
A criatividade para imitar a caminhada de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr gera cenas inusitadas. A câmera já registrou quatro pinguins, um submarino amarelo e até uma galinha gigante cruzando a rua.
GRÁVIDA DE BRONZE
Cidade onde vive o maior número de bilionários do mundo (são 77; no ano passado eram 80 segundo o ranking do The Times), Londres é palco de muitas excentricidades – para desespero dos ingleses tradicionais. O modismo mais recente envolve o mundo de luxo das grávidas. Não basta fazer um enxoval personalizado, guardar fotinho dos ultrassons do bebê ou registrar as fases da gravidez. Para eternizar o momento, os super-ricos, geralmente russos ou de algum país do Oriente Médio, encomendam estátuas de vidro ou bronze. E nada da gestante se sujar se submetendo a um molde de gesso. A peça é feita a partir de uma fotografia 3D. O custo? Algo em torno de R$ 165 mil.
SEXUALIDADE E GÊNERO
O novo censo no Reino Unido está marcado para 2021, mas a polêmica está na rua. Foram revelados planos de que o questionário irá incluir perguntas mais detalhadas sobre sexualidade e gênero. A ideia é questionar se as pessoas se declaram "gays", "heterossexuais" ou "bissexuais" e se elas são "homem", "mulher", "transgênero" ou "Sem gênero".
No Reino Unido, o censo é realizado de 10 em 10 anos, e aqueles que se negam a participar pagam uma multa equivalente a cerca de R$ 5 mil. Os planos são de que a próxima consulta seja a maior já feita pela internet. Quem tiver dificuldade de acesso online terá ajuda de funcionários para completar a pesquisa em um iPad. A polêmica sobre a confidencialidade dos dados está colocando em risco os novos questionamentos.
Perguntas similares são feitas no Nepal e na Índia. No Nepal, as pessoas são questionadas se são homem, mulher ou "terceiro sexo". Já na Índia, a expressão "terceiro sexo" é substituída por "outro".
AS MELHORES MESAS DA TATLER
O ranking dos melhores restaurantes de Londres segundo a Revista Tatler – bíblia pela qual rezam a juventude bem-nascida e aqueles que almejam se tornar parte dela – está nas bancas. Se você curte viajar com a listinha dos lugares confirmados, anote aí:
>Despontando: Bernardi’s (italiano em Marylebone)
>Melhor cozinha: Hibiscus (contemporâneo em Mayfair)
>Para ver e ser visto: Park Chinois (cantonês em Mayfair)
>A novidade: Shotgun (típica de New Orleans, em Mayfair)
>Restaurante do ano: Hoppers (culinária do Sri Lanka, Soho)
-A revista dos bacaninhas locais publica um guia anual de restaurantes. Em duas categorias, vale a pena dar uma olhada, a dos locais abertos durante todo o dia (uma dificuldade em Londres) e a dos endereços de comida saudável:
>Aberto todo o dia: The Delaunay (Brasserie, Strand)
>Saudável: Andina (peruano, Shoreditch)