O mais importante prédio cultural de Londres construído nas últimas duas décadas está prestes a ser inaugurado. A New Tate Modern abre as portas para o público no dia 17 de junho, com entrada franca, como anunciado há mais de um ano – sem atrasos. O que mudou foi o custo da obra, que aumentou em alguns milhões, e deve finalizar no equivalente a R$ 1,3 bilhão.
Muito?
Conhecendo o projeto dos arquitetos Herzog & de Meuron e se familiarizando com os objetivos da instituição, nem tanto. O anexo de luxo colado ao prédio da Tate Modern (museu aberto em 2000, dedicado à arte moderna e contemporânea) tem 11 andares e pretensões de pioneirismo. Será o primeiro a ter um andar inteiro dedicado à arte ao vivo, com apresentações. Haverá novos restaurantes, auditório, áreas de convivência para famílias, lojas, cafés e galerias. Foram criados mais espaços para descanso e dois terraços com vista da cidade. A nova Tate será um lugar "mais aberto, mais envolvente e internacional". E deve ser um lugar de "encontro, aprendizado, debate e para curtir arte". Assim, será o "museu-modelo do século 21".
O que já se sabe da velha e da nova Tate:
> Os primeiros visitantes da New Tate serão alunos de escolas inglesas, convidados para uma visita no dia 16 de junho, em primeira mão.
> Atualmente, a Tate tem metade do tamanho do MoMA, em Nova York, e recebe o dobro de visitantes.
> O novo prédio aumentará em 60% o espaço para exposições.
> Uma das principais exposições na abertura será da franco-americana Louise Bourgeois (1911 – 2010)
> Desde sua inauguração, a Tate já recebeu 10 milhões de visitantes.
> Com o novo prédio e novas aquisições, o acervo será reorganizado e não será mais exposto em ordem cronológica.
> A curadoria promete expor, na abertura, 250 artistas de 50 países.
> O brasileiro Cildo Meireles terá lugar de destaque.
> Metade dos visitantes tem menos de 35 anos.
VOVÓ TOP MODEL
A senhora na foto acima é Bo Gilbert. Ela tem 100 anos e é, para mim, a estrela da histórica edição da Vogue inglesa que chegou nesta quinta às bancas ou às telas dos dispositivos de leitura.
A Vogue UK comemora o centenário em junho e lançou a maior edição já feita, em conjunto com uma exposição de fotos na National Portrait Gallery – até 22 de maio.
Todo o bafafá por aqui é que Kate Middleton é a capa, numa sessão de fotos realizada em janeiro e guardada em segredo até agora. É o primeiro ensaio fotográfico da duquesa.
Mas quem rouba a cena desta edição é Bo.
Ela é a estrela do anúncio da Harvey Nichols – sofisticada loja de departamentos de Londres, reconhecida pelas campanhas publicitárias elegantes, nada caretas e por muitas vezes provocativas.
Para comemorar os 100 anos da Vogue, os criativos da adam&eveDDB foram diretos e escalaram uma senhora de 100 anos.
*
Bo Gilbert mora em Birmingham e tem opiniões interessantes sobre estilo e moda. Seu ícone fashion é Audrey Hepburn. Nunca sai de casa sem maquiagem.Usa sapatos de salto."Não se veste para os meninos." Sai de casa sempre com uma aparência "decente". Diz que seu objetivo é sempre tentar manter um "padrão alto", para não perder em estilo.
*
Phil Poynter, fundador da revista Dazed and Confused, e que já clicou para Prada e Vuitton, fotografou a campanha.
Para quem gostou do look da senhora de 100 anos, confira a produção, toda ela feita com peças de coleções primavera/verão: casaco da Dries Van Noten, top de Victoria Beckham, óculos Valentino, sapatos Céline, colar da Lanvin e calça The Row.
Arrasou, Bo!
A PROGRAMAÇÃO DE MAIO EM LONDRES
13 a 22 –Alchemy: Festival cultural indiano, com música, dança, literatura, artes e gastronomia, no Southbank Centre.
18 – State Opening of Parliament: É a abertura formal do ano parlamentar inglês, apesar, claro, de eles já estarem trabalhando há meses. Mas é uma das cerimônias de mais pompa. A rainha sai com sua carruagem mais dourada de Buckingham e usa sua coroa mais poderosa com todos os outros apetrechos. Para quem curte realeza, uma cerimônia e tanto no Palácio de Westminster.
21 – FA Cup: Manchester United e Crystal Palace se enfrentam pela Copa da Inglaterra no Estádio de Wembley.
24 a 28 – Chelsea Flower Show: A feira de jardinagem no coração do sofisticado bairro de Chelsea reúne todo ano mais de 150 mil visitantes. É preciso reservar com muita antecedência. É a Paris Fashion Week da jardinagem.