*Meu reencontro com os leitores de ZH se dá de Londres, onde vivo há três anos. Daqui, contarei um pouco das tradiçōes e maluquices que fazem o fascínio da cidade.
O inimigo mora dentro de casa
O referendo que decidirá se o Reino Unido permanece ou não na União Europeia (UE) é só em junho, mas o assunto domina a ilha. E faz o partido Conservador ferver, desde que o primeiro-ministro David Cameron deparou com os mais ferrenhos opositores: seus próprios parceiros de legenda. Há uma renhida disputa interna pela liderança do partido e pelo próprio cargo de premiê. Uma coisa é certa: metade dos deputados conservadores já se declarou favorável à campanha pela saída do bloco.
Entrevista
Nigel Adams, deputado inglês
"Eu amo a Europa, mas não quero ser controlado por ela"
Deputado do partido Conservador em segundo mandato, Nigel Adams é um dos defensores da Brexit - sem meias palavras, acha que o Reino Unido deve sair logo da UE. Ele recebeu a coluna no Palácio de Westminster, enquanto no plenário as discussões seguiam acaloradas, com a presença do Secretário de Defesa.
Há algum legado positivo do bloco?
Houve benefícios. O princípio original era de um bloco comum de comércio, mas infelizmente se tornou uma união política, que afeta muitas áreas da vida britânica, como leis trabalhistas e de imigração. Somos uma ilha de economia forte, a quinta do mundo, o suficiente para buscar acordos comerciais pelo globo.
Caso a saída seja aprovada, seria um processo longo, de pelo menos dois anos.
É inevitável que nós, como Parlamento, teremos que ter tempo para decidir quais leis serão mantidas e quais alteradas. Mas não é uma questão de dois anos, é o futuro do país.
Críticos dizem que, com o bom momento da economia inglesa em relação a outros países do bloco, seria uma saída oportunista.
Não. É a primeira oportunidade em 41 anos em que a população tem voz para opinar sobre a relação com a UE. Anteriormente, foram assinados somente novos tratados. Por que temos de aceitar uma integração cada vez mais estreita com países de ideias muito diferentes? Não é sobre deixar a Europa. Eu amo a Europa. Apenas não quero ser controlado por ela.
Faces
Imigração é tema da discórdia no Parlamento inglês. Na porta do Palácio de Westminster (foto acima), alheio ao clima hostil, o músico romeno e seu fiel amigo Rodolfo desafiam o ponto turístico.