Em pronunciamento que será realizado às 20h30min desta quarta-feira (27), em rede nacional de rádio e televisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai anunciar a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, além de explicar o pacote de corte de gastos.
A informação foi confirmada à coluna por fontes da área econômica. Ainda não está claro se o aumento da faixa de isenção estará condicionado à aprovação de outros projetos de corte de despesas.
A estratégia para a divulgação do pacote de corte de gastos é discutida há semanas no governo. Com o pronunciamento de sete minutos de duração, Haddad pretende explicar à população medidas impopulares, como a revisão de benefícios sociais. O índice de correção do salário mínimo também pode ser afetado pela proposta do governo.
No final da tarde, o presidente Lula e ministros que elaboraram o pacote devem apresentá-lo aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. As medidas precisarão ser aprovadas pelo Congresso.
A estimativa de economia com o pacote é de R$ 70 bilhões em um período de dois anos.