O desfile em celebração à Independência do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, presta neste ano uma homenagem a voluntários e servidores públicos que atuaram no atendimento a atingidos pela enchente de maio no Rio Grande do Sul.
A representação dos voluntários é realizada por um pelotão formado por estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Já as forças de segurança contarão no desfile com integrantes de Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Defesa Civil.
Convidado pelo presidente Lula, o governador Eduardo Leite compareceu ao desfile ao lado do marido, Thalis Bolzan. No palco de autoridades, ficou posicionado ao lado do ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta. O presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Marcelo Arruda, também compareceu.
— O Brasil foi imensamente solidário com o nosso Estado na calamidade. É um momento de relembrar esta admirável mobilização que uniu o país em favor do nosso Estado — disse Leite, antes do desfile.
Com o tema "Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo", o evento deste ano também presta homenagem à presidência rotativa do Brasil no G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo; exalta as campanhas de vacinação no país; e celebra a participação nas Olimpíadas.
A organização confirmou a participação de 30 atletas olímpicos que disputaram os jogos em Paris. Os desportistas integram o programa Bolsa Atleta, do governo federal, e o programa Atletas de Alto Rendimento, coordenado pelo Ministério da Defesa, para promover a participação de atletas militares em competições.