O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto nesta terça-feira (16) concedendo "desconto" de 25% valores devidos em financiamentos por agricultores familiares gaúchos atingidos pela estiagem. A medida é voltada a empréstimos contraídos no âmbito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e abrange parcelas com vencimento entre janeiro e dezembro deste ano. Ao todo, 36 mil operações de famílias que não possuíam seguro serão beneficiadas. O valor do desconto totaliza R$ 230 milhões.
— É um rebate nos empréstimos contraídos pelo Pronaf no ano passado. Com a estiagem no Rio Grande do Sul, esses agricultores perderam sua produção e não estão conseguindo honrar com os empréstimos — explicou a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli.
O desconto será concedido em operações com todas as instituições que trabalham com o Pronaf. Elas receberão da União os recursos referentes à parcela de desconto.
Em junho, Lula viajará ao Rio Grande do Sul pela primeira vez desde que assumiu o terceiro mandato, conforme já antecipado pela coluna. Além de um evento sobre as plenárias do Plano Plurianual (PPA), o presidente deverá encontrar agricultores familiares atingidos pela seca.