Depois de ajudar cerca de 7 mil pessoas ao redor do país, chega a Moçambique o projeto de educação financeira Unipoupe, do Instituto Unicred, braço social da cooperativa gaúcha.
A primeira experiência internacional do programa ocorre em Maputo, capital do país africano, em parceria com a organização social Khandlelo, que atua na formação de jovens. Como também se fala português em Moçambique, a língua facilita a aproximação.
O Unipoupe oferece uma plataforma com atividades práticas e recursos educativos sobre planejamento financeiro, investimentos, empreendedorismo, economia circular e segurança cibernética.
— Ajuda os jovens a melhorarem as competências para a gestão e o uso racional de seus recursos, que são escassos, e também ensiná-los a poupar para o amanhã de forma simples e prática. Todos estão gostando muito — afirma Pedro Alexandre Mabelane, funcionário da Khandlelo.
O projeto gaúcho também faz atividades presenciais. As aulas em vídeo têm tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A execução do programa tem o apoio da Pipa Ideias, empresa especializada em impacto social.
*Colaborou João Pedro Cecchini