Um fundo do banco BTG Pactual vai captar ao menos R$ 40 milhões para emprestar a pequenas e médias empresas afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul.
O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Fdic) Juntos pelo RS vai buscar recursos filantrópicos e de investimento.
Cada negócio vai poder financiar até R$ 250 mil, com prazo para começar a pagar (carência) de 12 meses e pagamento parcelado em até 24 vezes. A taxa de juro será CDI + 1,5% ao ano, abaixo da oferta de mercado.
— Queremos usar nossa experiência de operador de crédito para fazer o recurso chegar de forma rápida aos empresários, dando ferramentas adicionais para que esse crédito seja eficiente na recuperação das suas operações — diz o sócio do BTG Pactual, Gabriel Motomura.
O fundo está iniciando a captação. A distribuição de crédito vai começar apenas quando a captação estiver em fase mais avançada.
Os negócios habilitados a receber o financiamento serão indicados por parceiros do banco.
Além do recurso financeiro, os empreendedores terão acesso à capacitação com conteúdos sobre gestão de uso de crédito e mentorias.
*Colaborou João Pedro Cecchini