Mesmo com a previsão de volta à operação do aeroporto Salgado Filho, seguem inalterados os planos para garantir que o Rio Grande do Sul tenha um "concorrente" para o terminal de Porto Alegre.
Como a coluna havia antecipado, é o projeto de nova estrutura mais adiantado no Estado. Conforme Rogério Rodrigues, diretor-executivo do MobiCaxias, a intenção é começar a construção da pista de 1,95 mil metros ainda neste ano.
— A outorga é do município de Caxias do Sul e nasceu como um aeródromo regional, mas mudou para um equipamento muito mais robusto, como foco internacional.
Ao longo dessa evolução, destaca Rogério, o que era chamado de "aeroporto de Vila Oliva" mudou de nome para Aeroporto Regional da Serra Gaúcha:
— Vai nascer como aeroporto regional, mas com especificações técnicas para fazer a transformação, por isso o tamanho da pista já é maior.
Para comparar, a extensão planejada é maior do que a prevista para a reestreia do Salgado Filho, de 1,7 mil metros. No entanto, quando houver recuperação total no aeroporto de Porto Alegre, a pista terá outra vez 3,2 mil metros.
Existe uma dotação de R$ 200 milhões para a construção da pista que não foi nem parcialmente consumida na etapa de estudos, projetos e certificações, detalha o diretor do Mobi. Esse recursos seriam suficientes para a construção da pista, sustenta.
Embora o projeto tenha quase 20 anos, foi modificado a partir de 2018, a partir da regra de que não pode existir mais de um aeroporto regional em um raio de 50 quilômetros. Rogério afirma que a etapa internacional virá na sequência de "outros projetos que querem se acoplar". Mesmo sem detalhar esses empreendimentos, reforça:
— Grandes projetos que virão para o RS precisarão de um aeroporto de grande porte na Serra.
Conforme a secretária de Planejamento de Caxias, Margarete Bender, as informações são de que os recursos para o aeroporto não serão afetados pelos cortes no orçamento da União:
— Esse sé um equipamento extremamente necessário para a região e o Estado. Se por qualquer motivo o governo federal não cumprir o convênio, a orientação é partir para parcerias. Já temos sido procurados.
A secretária detalha que a prefeitura está pronta para processar a licitação, que só depende de uma confirmação da Secretaria da Aviação Civil (SAC) prevista para este mês.
A localização segue em Vila Oliva, apesar da mudança de nome. E Rogério confirma a informação que surpreendeu a coluna e os leitores que já viram névoa em Caxias em pleno meio-dia: não há problema com neblina no terreno.
O que é o MobiCaxias
Criado em 2015, teve embrião na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias (CIC-Caxias), com intenção de planejar o crescimento da cidade até 2040 e metodologia de cidades inteligentes e resilientes. Atua com empresas, governo, universidade e sociedade civil organizada.