Um pouco por seus atrativos, um pouco por promoções que contribuem para movimentar a cidade, Gramado esteve cheia de turistas nos dois mais recentes finais de semana - um pouco mais no frio, mas ensolarado de 15 dias atrás.
Boa notícia, dadas as preocupações do segmento com o fechamento indefinido do Salgado Filho? Mais ou menos. O bom movimento aos sábados e domingos contrasta com uma reclamada baixíssima frequência nos dias de semana.
Em relatos que os operadores fazem aos frequentadores, é um cenário da Gramado de 10 anos atrás, antes que roteiros de uma semana na serra gaúcha se tornassem populares Brasil afora.
O que alenta, no equilíbrio entre notícia boa e não tão boa, é que muitos gaúchos estão visitando a Serra, compensando ao menos parcialmente a perda do turismo de outras regiões. Mas apurando o ouvido, é possível detectar também outros sotaques em restaurante e lojas.
Ainda falta muito para a normalização, mas é importante relatar que o caminho está aberto. Literalmente: é possível ver as cicatrizes de deslizamentos que interromperam o trânsito, mas a cidade está conseguindo superar, com esforço, os piores momentos da tragédia climática.