Uma plataforma que conecta investidores a empresas afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul foi criada pela Ocean Crowdfunding, de Caxias do Sul. Negócios interessados em recebe doações, obter crédito ou até vender uma fatia da sociedade podem se cadastrar no site ou pelo aplicativo da campanha SOS Empresas RS.
Cerca de 600 mil pequenas empresas tiveram perdas durante a enxurrada, segundo cálculo do Sebrae. Na plataforma da Ocean Crowdfunding, cerca de cem já estão cadastrados. Para participar da campanha, é preciso acessar sosempresasrs.com.br.
— É preciso entender que, por trás de uma empresa atingida, existe uma cadeia de outros negócios e pessoas, e esse ecossistema precisa de recursos para voltar a operar. Queremos proporcionar um sistema confiável e organizado para captar dinheiro de um lado e entregar de outro — diz o CEO da Ocean Crowdfunding, André Tessari.
A plataforma é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Não será cobrada qualquer taxa e não há valor mínimo para doações, que podem ser feitas via Pix. Entre os participantes já inscritos e aprovados, estão a Associação dos Empresários do 4º Distrito (AE4D) e a Zardo Esquadrias, também de Porto Alegre.
O saldo pode ser acompanhado por empresas no aplicativo da Ocean Crowdfunding, disponível nos sistemas iOS e Android. A participação de candidatos a programas de empréstimos ou venda de participação societária será definida por avaliação pela Ocean Crowdfunding.
*Colaborou João Pedro Cecchini