Para se reerguer, os gaúchos vão precisar de ações de auxílio, de crédito facilitado a prorrogação de prazos e cobranças.
Aqui, estão reunidas todas as informações essenciais sobre as condições especiais oferecidas pelos bancos aos clientes afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul. Já fizeram anúncios Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.
Banco do Brasil
Para empresas
- Prorrogação de três parcelas para as linhas Reescalonamento PJ, Renegociação Massificada e Renegociação Especial, ou até seis parcelas, para as linhas BB Capital de Giro Digital e BB Financiamento PJ.
- Isenção ou estorno de tarifas dos produtos Cobrança Bancária, Pagamentos em Lote e Débito Automático de clientes MPE por 60 dias (de 1º de maio a 30 de junho).
- Rolagem do saldo devedor das faturas de cartões Ourocard não pagas integralmente durante o período de calamidade para o mês seguinte, sem encargos.
- Suspensão de cobrança e de negativação de clientes de municípios afetados.
Banrisul
Para pessoas
- Renegociação das operações de crédito pessoal em três parcelas, com três meses de carência e 12 meses de pagamento.
- As faturas de maio e junho dos cartões de crédito serão prorrogadas e poderão ser parceladas em até 12 meses.
- Será suspenso o pagamento de três parcelas do crédito imobiliário Banrisul, para casa própria.
- Para clientes do crédito rural, o vencimento das operações de maio e junho será prorrogado para julho.
- Isenções de tarifa de abertura de cadastro para contratação de empréstimo, de 12 meses nos pacotes de tarifas de novos clientes, podendo chegar a 60 meses, de tarifas para novos clientes com abertura de conta via aplicativo, de anuidade no cartão de crédito Libre e de mensalidade de pacotes de tarifas e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras.
Para empresas
- Oferta de linha de crédito de R$ 7 bilhões específica para capital de giro, na Conta Única, com prazo de até cinco anos para pagamento nos municípios que estão em calamidade pública.
- Isenções de tarifa de emissão de contrato para linhas de capital de giro, de seis meses no pacote de tarifas para empresas que abrem conta corrente, de 12 meses no pacote de tarifas para empresas que abrem conta corrente com credenciamento Vero, de cobrança na emissão/registro de boleto bancário para novos credenciados e de mensalidade de pacotes de tarifas.
- Redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras.
Bradesco
- Condições especiais nas renegociações, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.
- Adiamento, por até 30 dias, do pagamento dessas linhas para os clientes da região, caso necessário. Suspende o sistema de cobrança feito por SMS, WhatsApp e telefone pelo prazo de 30 dias para clientes inadimplentes.
- Operação de emergência da Bradesco Seguros para o pagamento em caso de perda. Até o momento, está com guinchos e carros de apoio à população nas cidades. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento.
Caixa
- Penhor: dispensa de encargos por atraso na renovação dos contratos, de forma automática, por 90 dias, a partir da data do decreto e suspensão de leilão das garantias pelo prazo do decreto.
- CDC: pausa no pagamento de até 6 prestações. Novas contratações podem ser realizadas com carência de até 90 dias para o pagamento da primeira prestação. *No prazo de 90 dias contabiliza-se da carência inicial de 60 dias + o prazo de 30 dias para o pagamento da primeira parcela do contrato.
- Crédito consignado: redução da taxa para 872 convênios do Rio Grande do Sul. Possibilidade de aumento do prazo de concessão.
- Captação: flexibilização para o resgate de aplicações (LCI, LCA e CDB Flex ou Progressivo) que estão dentro do período de carência negocial e que não possuam bloqueios.
- Crédito rural: para investimento, clientes com parcelas a vencer até o final do ano safra 2024/2025 poderão solicitar de forma simplificada a prorrogação do vencimento por 12 meses, com as mesmas condições originais. Para custeio, as operações poderão ser prorrogadas de forma simplificada por até 24 meses, com pagamento de 50% do saldo devedor em 12 meses e os 50% restantes ao fim dos 24 meses.
- Giro Caixa Fácil PJ: contratação nas modalidades de exclusivo aval com possibilidade de 6 meses de carência e até 30 meses para amortização e pausa no pagamento por até seis prestações.
- Crédito Especial Empresa Pós: pausa no pagamento por até seis prestações e contratação com taxas especiais.
- BCD - Aquisição de Máquinas e Equipamentos: pausa no pagamento por até seis prestações e financiamento para investimento fixo com possibilidade de 6 meses de carência e até 60 meses para amortização.
- Pronampe: aumento do prazo de contratos de que estão em fase de amortização mediante recalculo das prestações para 72 meses.
- Renegociação PF e PJ: pausa no pagamento por até 6 prestações.
- Crédito Especial Empresa: para grandes corporações, oferta de capital de giro para empresas com redução de taxas de juros e redução dos níveis de exigência de garantia disponíveis.
- Giro Caixa Empresarial: oferta de crédito solidário com 80% de garantia para as empresas que se enquadrem nos critérios do programa e estejam localizadas em municípios do RS. Além da redução da taxa de juros, possibilidade de até 12 meses de carência na contratação e de até 60 meses para amortização.
Itaú
Para empresas
- Suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede (maquininhas) por ao menos três meses.
- Repactuações de parcelamentos (pular parcelas) para clientes com essa necessidade.
- Manutenção de limites de crédito e oferta de novas linhas especiais.
- Clientes em atraso, mesmo antes da tragédia, terão a suspensão temporária de cobranças.
Para pessoas
- Isenção de tarifas e anuidade em conta corrente e cartões, suspensão de encargos de parcelamento de fatura e outros - até estorno de tarifas e juros, se necessário.
- Contato para avisar sobre a disponibilidade de cobertura de seguros de vida e patrimoniais.
Santander
Para pessoas
- Redução em até 20% nas taxas de juro do crédito pessoal, com até 40 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander.
- Parcelamento de fatura de cartões de crédito ampliado de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio.
- Adiamento das duas próximas parcelas do crédito imobiliário (casas própria).
- Renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela, com a possibilidade reduzir até 70% as seis primeiras parcelas, com prazo de até 120 vezes pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao.
- Suspensão de ações de cobrança de clientes em atraso e negativações em maio.
- Renegociação de até 60 dias para pagar a primeira parcela para clientes da Santander Financiamentos.
- Prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.
Para MEIs, micro e pequenas empresas
- Prazo de até 59 dias para pagar a primeira parcela da linha de capital de giro.
- Mesma medidas de 2 a 7 adotadas para pessoas físicas.
Sicoob
- Linha de crédito para pessoa física no valor de R$ 10 mil para manutenção familiar, com prazo de 24 meses, carência de 6 meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob.
- Linhas emergenciais para pessoas físicas e jurídicas em condições diferenciadas.
- Crédito rural: prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no período de 29 de abril a 31 de maio.
- Carteira BNDES/Finame: as parcelas a vencer em 15 de maio serão prorrogadas ou renegociadas, conforme regras do BNDES.
- Crédito imobiliário: as parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final do contrato.
- Renegociação de dívidas em condições especiais.
- Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias.
- Criação de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem realizar pedidos de indenizações ao Proagro.
- Cotas de consórcio: serão acatados pedidos de cancelamento de cotas adquiridas em abril e maio, com devolução dos valores pagos. Isenção da tarifa de transferência.
- Cartões de crédito: parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em maio, com taxas reduzidas a zero, em até 6 parcelas. Isenção da cobrança de multas pelo não pagamento da fatura de maio. Prorrogação da data de vencimento.
- Máquina de cartões (Sipag): três meses de isenção da taxa de desconto e da cobrança de aluguel dos terminais.
- Seguro de vida: prorrogação do prazo de cancelamento por inadimplência, de 90 para 180 dias. Indenização do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro do novo prazo de 180 dias.
Sicredi
- Adiamento de parcelas dos empréstimos e dos financiamentos
- Bloqueio de protestos e negativações automáticas de títulos.
- Adiamento de parcelas de seguros e da vigência dos contratos patrimoniais, com prioridade no atendimento.
- Flexibilização das condições de resgate para produtos de investimentos e previdência.
- Isenção de pagamento de multas e juros por atraso em consórcios.
- Aceleração da emissão de segunda via de cartões, sem custos adicionais, e na substituição de maquininhas danificadas.