Um selo especial para uso nos pontos de venda foi criado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) para incentivar o consumo de vinho gaúcho e, assim, ajudar na recuperação do segmento depois da tragédia no RS.
O selo será distribuído entre as vinícolas associadas às entidades que compõem o Consevitis-RS Uvibra, Agavi, Fecovinho e Aciu.
— Ainda estamos vivendo as consequências da catástrofe, e muitos produtores foram fortemente impactados. Além de continuar com o acolhimento a todos os que foram atingidos, para que haja reconstrução precisamos movimentar a economia. E valorizar os produtos gaúchos também é uma das formas de prestar esse apoio — afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
As perdas do setor ainda não foram estimadas. Em carta aberta, o Consevitis também agradece a ajuda recebida até agora:
"A chuva devastou nosso Estado. As semanas estão sendo difíceis. Feridas marcam a pele e o coração do povo gaúcho. Mas nós estamos gratos. No momento mais crítico da história do Rio Grande do Sul, o país inteiro demonstrou o seu carinho por nós, gaúchos. Doações em dinheiro, voluntários vindos de todos os Estados, apoio com mantimentos, água potável, barcos, jet skis e muita solidariedade. Nada disso será esquecido."
Conforme recente estudo feito pelo Consevitis-RS, a produção de uvas e vinhos representa aproximadamente 2% do PIB gaúcho. No cálculo, não estão incluídas atividades relacionadas ao enoturismo e à enogastronomia. O setor compreende cerca de 12,5 mil propriedades, área plantada total ao redor de 44,5 mil hectares e cerca de 60 mil agricultores familiares e aproximadamente 550 vinícolas e cooperativas.
*Colaborou João Pedro Cecchini