Depois de já ter somado R$ 5,6 milhões em ações de ajuda ao Estado, a Petrobras segue com atuação de suporte às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
Além de ceder três bombas para escoar áreas inundadas em Porto Alegre e na Região Metropolitana, a companhia alcançou R$ 10 milhões em combustíveis, alimentos, medicamentos, itens de higiene, água potável, colchões, cobertores e toalhas.
A companhia também criou um grupo executivo para apresentar propostas para reconstrução do Estado e de resposta a eventos climáticos extremos.
O Clube de Empregados da Petrobras (Cepe), em Canoas, já chegou a abrigar 600 pessoas. Aos poucos, organiza-se para que as famílias que consigam retornar a suas casas recebam um kit com colchão, itens de higiene, cesta básica, bota e luvas para limpeza.
Para apoiar a logística da distribuição das doações, a Transpetro, subsidiária da Petrobras, colocou à disposição helicóptero, caminhões, carretas e picapes. Também adota ações preventivas para promoção de saúde mental e combate a doenças infecciosas e leptospirose. No Sindipetro, são produzidas cerca de 600 refeições por dia.
*Colaborou João Pedro Cecchini