Construído na década de 1970, o prédio da rua Silveiro, nº 1.111, no bairro Menino Deus, será transformado em uma construção imobiliária de alto padrão. O local já abrigou sedes das tradicionais empresas MPM Propaganda e NET.
O projeto chama-se Aria e é o primeiro assinado pela Sopra Incorporadora, empresa criada em 2020. A revitalização conta com investimento de R$ 25 milhões e baseia-se na técnica retrofit, processo que busca modernizar infraestruturas já existente para abrigar novas residências, preservando a estrutura tradicional.
A inspiração do estilo do projeto vem de Nova York, onde o retrofit já é bastante utilizado. Segundo Juliana Schnor, sócia da Sopra Incorporado, ao lado de Ricardo Michelon, a técnica será a aposta de grandes centros urbanos no futuro.
— A revitalização de edifícios existentes vai redefinir o cenário habitacional, alinhando-se com as necessidades contemporâneas de sustentabilidade, tecnologia e design inovador — afirma Schnor, destacando que projetos baseados na técnica podem ajudar a reduzir o volume de resíduos de demolição e a quantidade de matéria-prima nova a ser utilizada.
Com 8 mil m² de área construída, o Aria abrigará 26 apartamentos e seis casas com pátio privativo, além de uma área de lazer com piscina, academia e quadras para beach tennis e outros esportes. A previsão de entrega do edíficio é para dezembro de 2025. Enquanto isso, a empresa observa novas oportunidades para lançar projetos de retrofit em prédios no Centro Histórico de Porto Alegre.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo