Cerca de 57% dos empresários e líderes da Serra temem colapso de infraestrutura em Gramado. Esse é um dos dados antecipados à coluna do relatório "O Mercado de Entretenimento na Região das Hortênsias", que será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (10), na Festuris. Curiosamente, o mesmo percentual aposta em um ciclo de prosperidade nos próximos anos, embora com possíveis percalços.
A pesquisa foi produzida pela Prospera.RS, unidade de negócios da Somos.RS, focada na aproximação entre investidores e projetos de turismo. É baseada em entrevistas qualitativas e quantitativas com 55 empresários e líderes de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
Segundo Thomas Fontana, sócio-diretor da Somos.RS, o relatório é um raio X com os principais equipamentos turísticos que agregam entretenimento à atividade principal, passando por hotelaria, gastronomia, parques e lugares públicos. Vai permitir que o empresário interessado em ter um negócio ou investir na região identifique o que já existe e o posicionamento de cada empreendimento.
— Vai revelar importantes dados de investimentos, público visitante e tíquete médio dos atrativos, além do resultado dessa pesquisa inédita com empresários e líderes — afirma.
No levantamento, 62,9% dos entrevistados projetam número crescente de parques e museus de marcas, como NBA e Nasa, mas 57% temem perda de identidade da região devido à instalação de empreendimentos com temáticas desconexas. Uma das expectativas dominantes (80%) é a aceleração de empreendimentos de alto luxo, que levaria nova camada de turistas para a região.
Entre os problemas apontados pelos entrevistados para o novo ciclo de prosperidade estão mobilidade viária (88%), falta de mão de obra qualificada (63%) e saneamento insuficiente (54%). O relatório completo estará disponível para os interessados a partir de sexta-feira.
*Colaborou Mathias Boni