As enchentes causadas pela chuva excessiva neste mês no Rio Grande do Sul, que devastaram diversas cidades do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo, arrasou hospitais da região, como o Hospital Roque Gonzales, em Roca Sales, e o Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida, em Muçum.
Para apoiar a reconstrução dos hospitais, um grupo de executivos da saúde fará um evento em Teutônia, em 6 de outubro, com receita de inscrições e patrocínios destinada integralmente às instituições. A data pode até parecer distante, em razão da necessidade urgente da ajuda, mas é bom lembrar que contribuições serão necessárias por um bom tempo.
O evento será um workshop da Agenda Executiva da Saúde, promovido por CEOs e gestores de Porto Alegre, São Paulo e dos vales, além de entidades como o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SindiHospa) e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul). O objetivo é discutir, com especialistas nacionais e estaduais, caminhos para qualificar a gestão da saúde.
— Este ano tem sido desafiador para hospitais brasileiros, e a tragédia que atingiu o Vale do Taquari e Rio Pardo agravou essa situação, afetando toda a rede de atendimento da região. Conseguimos mobilizar rapidamente um grupo de importantes nomes para levar esses debates para perto da comunidade, ao mesmo tempo em que levaremos recursos para que voltem a atender a comunidade o quanto antes — afirma Fernando Torelly, idealizador da Agenda Executiva em Saúde, CEO do Hcor e presidente da Associação Voluntários da Saúde.
O evento ocorrerá no auditório do Sicredi Ouro Branco, das 10h às 17h, e terá palestrantes de instituições como Hcor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Univates, além de profissionais dos hospitais locais. A programação completa e as informações para inscrição estão neste link.