O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Associando de forma colaborativa a Escola de Negócios e o Tecnopuc, a PUCRS lançou um novo projeto para reforçar seu ecossistema de inovação e ampliar o modelo de educação em negócios da instituição: o Tecnopuc Business.
De acordo com a universidade, a proposta visa a transformação do conhecimento gerado na PUCRS em desenvolvimento econômico e social, oferecendo uma formação imersiva com um formato inédito, conectando o ensino ao mercado desde o começo da vida acadêmica dos alunos até a inserção profissional.
— O projeto esteve em elaboração nos últimos dois anos, e já entrou em funcionamento neste primeiro semestre. A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão com a experiência e a vivência em um ecossistema de inovação, usando esse espaço como um laboratório vivo, misturando ensino de base teórica sólida com uma experiência prática imersiva de mercado — explica o decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson.
Para abrigar o Tecnopuc Business, novos ambientes estão sendo criados no espaço da Escola de Negócios, reconfigurando o prédio 50 do campus. Quatro andares, com cerca de cinco mil metros quadrados de área, devem ser dedicados ao projeto, com espaços para atração de empresas e organizações, startups, e uma série de iniciativas para fortalecer a formação acadêmica e gerar e desenvolver novos negócios.
Dessa forma, o Tecnopuc Business pretende somar a força do Tecnopuc, que já apoiou o surgimento de mais de 900 startups e a transformação de mais de 250 organizações, incluindo multinacionais de grande porte, e da Escola de Negócios, que desde 1931 forma profissionais e empreendedores, para oferecer ao mercado um modelo inovador de educação no mundo dos negócios.
— Esse é um projeto estratégico institucional da universidade, com o objetivo de criar um novo modelo de educação na área de negócios e reforçar o ecossistema de inovação que vem se desenvolvendo em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. A conexão com o mercado, com o poder público e com a sociedade está no centro do Tecnopuc Business, que emerge justamente nesse momento de fortalecimento de iniciativas inovadoras na nossa cidade, como a Aliança para Inovação, o Pacto Alegre e o South Summit — destaca o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.
O reitor da PUCRS, Irmão Evilázio, acrescenta que a iniciativa se conecta a um movimento mais amplo da Universidade que visa ampliar e fortalecer o portfólio de serviços e formação em negócios.
— Queremos desenvolver líderes e empreendedores social e ambientalmente responsáveis, que sejam capazes de impactar positivamente o mundo dos negócios e a sociedade em geral. Não se trata apenas de formar para o mercado, mas formar quem seja capaz de transformar o próprio mercado. Ao mesmo tempo, queremos continuar colocando toda a nossa excelência à serviço de empresas e organizações, atuando no seu desenvolvimento com o que temos de melhor no nosso ecossistema — afirma.
Experiências imersivas e novos serviços
Uma das novidades introduzidas pelo projeto é a Agência Experiencial, uma estrutura criada para oferecer serviços para organizações em que o estudante será protagonista na solução de problemas reais de empresas, colocando em prática o que se aprende durante a formação. A Agência já está atendendo 34 empresas, e envolvendo mais de 600 estudantes e professores.
— A Agência é um dos exemplos de como ampliamos nosso apoio ao desenvolvimento de empresas, empreendedores, organizações e, ao mesmo tempo, geramos novos ambientes e oportunidades de aprendizagem, pesquisas, práticas para os estudantes e para quem deseja empreender, em um modelo educacional realmente imersivo, em que o estudante vive o mercado no campus da PUCRS — enfatiza a decana associada da Escola de Negócios, Stefânia Ordovás de Almeida.
Também está previsto para este semestre a ampliação do portfólio de serviços para empresas e organizações. Neste eixo se destacam a oferta de cursos de educação corporativa customizados para as empresas e uma unidade de consultoria em negócios especializada em projetos que requeiram alto grau de capacitação técnica.
Com o Tecnopuc Business, a atuação do ecossistema da universidade se amplia para as áreas de varejo e finanças. Nesse contexto, foram criados dois novos hubs de inovação: o FINE, focado em soluções financeiras, e o Omni-X, visando a experiência do consumidor. Com as novas adições, o Tecnopuc passa a contar com nove hubs, que atuam de forma colaborativa para promover a interação e a identificação de oportunidades de desenvolvimento e aceleração de negócios nas áreas de educação, agronegócio, alimentos, inteligência artificial, saúde, social e mobilidade.
— A estrutura dos hubs incorpora uma interação sistematizada entre o estado da arte do conhecimento acadêmico e a dinâmica de mercado em verticais específicas. Além da ativação específica dos mercados em que focam, os hubs FINE e Omni-x potencializam os resultados do ecossistema de inovação pela transversalidade de sua atuação. De forma orgânica e sem barreiras delimitadas entre os atores, é ativado um ambiente intenso de exploração de oportunidades focada no desenvolvimento efetivo de negócios inovadores — ressalta a Gestora de Operações do Tecnopuc, Flavia Fiorin.