O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Uma parceria entre Banrisul e a Veloe, operadora de meio de pagamentos, vai fazer com que o banco estadual entre no mercado de mobilidade. A Tag Banrisul, que será lançada nesta quarta-feira (17), no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, permitirá pagamento e passagem automática em pedágios e estacionamentos.
O acesso à ferramenta pode ser feito app do banco e no site veloe.com.br/banrisul por clientes pessoas físicas dos cartões de crédito do banco. Superintendente comercial de varejo da instituição, Robson Santos detalha que a tag é aceita em todos os pedágios nas rodovias do país e em toda rede credenciada Veloe, com mais de 1,4 mil estacionamentos – entre aeroportos, shoppings, prédios comerciais, hospitais, universidades, estádios e clubes. Conforme Santos, no mercado potencial de 6 milhões de veículos emplacados no Rio Grande do Sul, apenas 15% têm algum serviço do tipo ativos.
– Quando olhamos para o mercado, no Brasil, são 80 milhões de veículos com potencial para usar tags. Por aqui, apenas 15% tem tag. Quando a gente pega a estrada, vê a maior parte das pessoas parada em filas de pedágio e grande quantidade esperando para pagar o estacionamento em shoppings – acrescenta.
O produto estará disponível ainda no final da tarde desta quarta-feira (17), por R$ 20, com isenção de mensalidade permanente ou por determinados períodos, de acordo com o perfil de cada cliente, que podem ser definidas no momento da aquisição.
André Turquetto, diretor-geral da Veloe anota que o lançamento reflete a união de forças de duas marcas de destaque, o que beneficiará a cadeia de valor de ponta a ponta: o cliente do banco, que ganha agilidade e conforto no dia a dia, e a Veloe, que aumenta ainda mais sua oferta de benefícios, diz.
O executivo argumenta que o RS é um dos Estados mais inovadores do país e referência em mobilidade urbana. Por outro lado, complementa Turquetto, ainda é o 5º colocado entre as unidades da federação com maior número de tags veiculares e a média de veículos que utilizam essa opção de pagamento, por aqui, fica em 17%, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
– Se olharmos os números, o potencial de crescimento é enorme, e a parceria com o Banrisul é um passo extraordinário nesse sentido. Com a parceria, além de levarmos tecnologia e expertise de mercado para nossos parceiros, também vislumbramos a expansão da nossa base.