Além de um aumento da gasolina no apagar das luzes da atual gestão, a Petrobras também anunciou, nesta terça-feira (24), que o nome do indicado pelo governo Lula para a presidência da estatal, Jean Paul Prates, será apreciado no conselho de administração na quinta-feira (26).
Esse é o último passo do processo interno de avaliação, que foi abreviado para que Prates assuma a presidência da estatal mesmo sem a convocação de uma assembleia geral de acionistas. Possivelmente, o indicado de Lula deverá assumir o cargo no mesmo dia, ou no máximo na sexta-feira (27).
Até abril, o restante da diretoria deverá estar formada, além de definida a nova composição do conselho de administração. O processo interno de avaliação do nome levou quase 15 dias. Conforme fontes que acompanham o processo, a posse sem assembleia geral foi possível porque o antecessor eleito de Prates, Caio Paes de Andrade, renunciou à presidência da estatal para assumir a Secretaria de Gestão no governo do Estado de São Paulo.
Assim, o conselho de administração deve aprovar a indicação e aprovar o presidente entre os conselheiros atuais. Em abril, a assembleia geral vai definir a nova composição do governo e a nova diretoria. A nomeação para o conselho tem efeito até a essa deliberação.
Nesse período, Prates conversou com os integrantes do conselho, que hoje tem maioria de indicados do governo anterior (cinco). Ainda há quatro integrantes nomeados por acionistas minoritários e um que representa os funcionários. Mesmo assim, teria garantido a maioria dos votos. Sem alteração do conselho, será difícil rever a política de reajustes da estatal, a Paridade de Preços de Importação (PPI), um dos objetivos de Prates no cargo.
A íntegra da nota da Petrobras
Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2023 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, esclarece que será realizada na próxima quinta feira reunião do Conselho de Administração da Petrobras e um dos assuntos em pauta é a indicação do Sr. Jean Paul Prates para a presidência da Companhia. Fatos julgados relevantes serão oportunamente comunicados ao mercado.