Na carona do crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, a empresa gaúcha Arrow Mobility está desenvolvendo a primeira van 100% elétrica produzida no país. A Arrow One será apresentada oficialmente ao público na Fenatran, uma das maiores feiras de transporte e logística do mundo, que ocorre entre 7 e 11 de novembro, em São Paulo (SP).
A Arrow Mobility foi fundada em 2020, em Caxias do Sul, por três sócios que já tinham experiência em grandes companhias do setor de transportes. Nasceu para prestar serviços de engenharia e desenvolvimento de veículos, focada em ônibus. Mas os empreendedores observaram no mercado de vans uma oportunidade para iniciar sua própria produção.
— Precisávamos de um produto que fosse inovador, e como já prestávamos serviços para clientes no mercado de ônibus, não queríamos entrar nesse segmento. Então, decidimos investir em vans. Impulsionado pela alta do e-commerce, esse setor vem crescendo com o grande aumento na demanda por entregas — afirma Marcelo Simon, um dos sócios fundadores e líder de desenvolvimento de negócios da empresa.
A Arrow One é 100% elétrica, ou seja, não utiliza combustíveis fósseis. Tem capacidade de 16,5 metros cúbicos e até 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas. Além de "secretária virtual" desenvolvida com inteligência artificial, também tem sistema patenteado que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento.
Usa o conceito de “walk-in-van”, permitindo que o motorista tenha acesso ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo, o que possibilita mais agilidade e segurança. Outra vantagem é a possibilidade de mudar a função do veículo de carga para transporte de passageiros. As primeiras cem unidades do veículo já foram encomendadas pela Localiza, gigante do mercado nacional de aluguel de veículos.
— Ao buscar investidores, deparamos com a Localiza, que mostrou vontade de ajudar a estruturar o projeto, formalizando um pedido de cem unidades, o que fez com que a gente tivesse recurso para viabilizar a operação. A Localiza tem um setor próprio de aluguel de frotas independente do aluguel de carros, e serão pioneiros no mercado nacional em oferecer uma van elétrica — destaca Simon.
A fábrica da Arrow, com pouco mais de 30 colaboradores, também fica em Caxias do Sul. Na montagem do veículo, a companhia tem o objetivo de trabalhar somente com peças nacionais, e a localização da fábrica, em polo metalmecânico que está entre os maiores da América Latina, faz com que grande parte dos fornecedores sejam da serra gaúcha.
Além disso, a empresa tem parceiros em Minas Gerais e São Paulo, mais relacionados à indústria automobilística. Segundo Marcelo Simon, no médio prazo a empresa deve continuar importando somente as baterias dos veículos.
— A bateria que a gente usa atualmente é desenvolvida por uma fabricante chinesa, a mesma que fornece para a Tesla, e hoje não há nada parecido sendo feito por aqui. No momento que tivermos uma bateria competitiva no Brasil, em qualidade e custo, poderemos também fazer essa substituição — reforça.
O principal alvo é o mercado brasileiro, onde busca acordos com grandes empresas do varejo com alta demanda por entregas, ou transportadoras que prestem serviços a essas companhias, mas a Arrow Mobility também mira o Exterior. Pretende começar já no próximo ano seu plano de internacionalização, visando alguns dos principais mercados de veículos elétricos no mundo hoje, principalmente América do Norte, Europa e Oceania.
* Colaborou Mathias Boni