A primeira loja a abrir no Pontal Shopping, uma operação da rede de origem francesa Leroy Merlin, já deu o tom da pretensão do mais novo centro de compras de Porto Alegre: tentar evitar o "mais do mesmo". Foi a primeira unidade em shopping, ao menos no Estado.
Nesta quarta-feira (10), o empreendimento entregou aos lojistas as áreas que devem entrar em operação em 10 de novembro. Outras marcas previstas para o Pontal, como a Barthélemy, evidenciam essa ambição por novidades.
A pequena rede tem lojas em Trancoso (BA), Paraty e Angra dos Reis, no Estado do Rio e uma proposta original: moda praia masculina que alinha conceitos de alfaiataria e tecidos tecnológicos. O nome é inspirado no destino caribenho de St. Barthélemy, mais conhecido como St. Barths, na visão da marca sofisticado e despretensioso.
Misturando entretenimento, comércio e alimentação, outra grande novidade é a estreia da marca global Hard Rock Cafe na Capital, que além de restaurante e loja, terá espaço para shows com até mil pessoas.
— O evento marca essa fase já com as autorizações oficiais, podendo possibilitar que os lojistas comecem as suas obras. É sempre um momento muito emblemático na inauguração de um shopping center — destaca Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB Par, empresa que comprou o terreno à beira do Guaíba e idealizou o empreendimento do Pontal.
Cerca de 45% dos espaços comerciais estão contratados. Os administradores projetam inaugurar o complexo com 75% das operações em funcionamento, e ter o shopping completamente ocupado até o final do ano. Além dos lojistas que já asseguraram suas áreas, também compareceram ao evento outros interessados em ocupar um espaço, com objetivo de acelerar ou concluir um possível novo acordo.
Segundo Mario Almeida, coordenador de administração do grupo AD Shopping, gestora de mais de 40 shoppings no Brasil, incluindo o do Pontal, o mix deverá apresentar mais novidades depois de completo.
— Estamos ainda negociando com grandes marcas nacionais e até internacionais inéditas em Porto Alegre, além da novidade do próprio espaço que é inédito, combinando comércio, lazer, saúde, entretenimento e hospedagem — destaca.
O parque em frente ao shopping e às margens do Guaíba deve ser liberado para completo acesso do público ainda antes do início das operações comerciais. O local também receberá píeres para a prática de esportes náuticos e uma estação nova do Catamarã.
O complexo ainda terá um hotel Double Tree by Hilton, centro de eventos, hub da saúde com instalações do Hospital Moinhos de Vento e salas comerciais, além do espaço para cerca de 160 lojas, em três pisos. O investimento total ficou em cerca de R$ 300 milhões, com 28 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). A área total construída em todo o complexo soma 114 mil metros quadrados.
* Colaborou Mathias Boni