Um projeto da Aeromot, que vem aumentando sua participação no mercado, prevê investimento de R$ 300 milhões em um centro tecnológico aeronáutico que terá uma unidade de montagem de aeronaves no Distrito Industrial de Guaíba.
A empresa assina ainda nesta quarta-feira (29) um protocolo de intenções com o governo do Estado para viabilizar o projeto, que prevê R$ 80 milhões só na primeira fase.
A intenção da empresa é começar as obras no próximo ano, depois de cumpridas as etapas de licenciamento ambiental e aprovações nos órgãos reguladores de aviação civil. Serão gerados 500 empregos diretos e há estimativa de mais 800 indiretos.
A Aeromot – Aeronaves e Motores S/A – é uma empresa de tecnologia aeronáutica com 54 anos de atuação em aviação. Fornece soluções adaptadas para necessidades específicas ao mercado aeronáutico militar e de segurança pública, com destaque para o fornecimento de aeronaves e sistemas multimissão, além de atuar no setor privado. Desenvolve projetos de integração de sistemas, fabricação de peças e manutenção aeronáutica. É responsável exclusiva pela distribuição e pelo centro de serviços autorizados da fabricante de aviões Diamond Aircraft no Brasil, com sede na Áustria.
Conforme o CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, o crescimento da Aeromot, a partir do redirecionamento de negócios e com parcerias com grandes fabricantes internacionais, a empresa teve um impulso importante:
– Esse centro de desenvolvimento tecnológico e de montagem de aviões é a concretização de um plano muito bem embasado, planejado e que busca retomar o protagonismo do Rio Grande do Sul no mercado aeronáutico.
As aeronaves multimissão da Aeromot integram as frotas de órgãos públicos como Corpos de Bombeiros de Minas Gerais de Rondônia, polícias do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, e Polícia Federal. A empresa entregou 47 unidades nos últimos cinco anos para o segmento de aviação privada. Outras 32 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros para segurança pública e proprietários privados, serão entregues nos próximos três anos.
Atualmente, a matriz da Aeromot fica em Porto Alegre, em um hangar do aeroporto Salgado Filho. Além disso, tem sede administrativa e industrial na avenida Sertório, na capital gaúcha e um hangar em Belo Horizonte (MG), no aeroporto da Pampulha.