Na próxima semana, começa a migração dos clientes da Oi no Rio Grande do Sul para a TIM. Não se trata de uma escolha individual: a transferência é parte do acordo feito pelas operadoras em torno da base de usuários do sistema móvel da empresa que encerrou sua presença nesse segmento para se focar em fibra ótica.
Em bom português, isso significa que todas as pessoas ou empresas que usam serviços da Oi Móvel no Rio Grande do Sul passarão a ser atendidos pela TIM. A primeira mudança, anunciou a operadora, será que os clientes Oi poderão usar o roaming da TIM a partir de maio, ou seja, na próxima semana.
Claro, quem não quiser migrar de forma automática sempre pode usar a liberdade prevista em contrato para trocar de operadora — nesse caso, é bom lembrar, só restam a Claro e a Vivo, além de prestadoras de serviço locais. No mercado, existe a expectativa de que a TIM ofereça melhores condições para garantir que os clientes da Oi Móvel aceitem a migração e não decidam pela portabilidade para outra operadora.
A previsão é de que a migração seja concluída em 12 meses. Dentro de um ano, portanto, a TIM pretende começar a fazer ofertas para atualização dos planos dos clientes vindos da Oi. Até esse momento, os atuais serão mantidos.
Para lembrar, esse foi o acordo firmado entre as três empresas que compraram a Oi Móvel. O resultado é que, em todo o Brasil, a TIM vai ficar com 16,4 milhões dos cerca 36,5 milhões de clientes da Oi, dos quais 44% usam o serviço pós-pago e 56%, o pré-pago. Até a venda, as quatro tinham 98% de participação no mercado nacional de telefonia móvel. No Sul, a TIM ficou com todo o Rio Grande do Sul, a Claro assumiu Santa Catarina, e o Claro e Vivo dividiram o Paraná.
A partir do acordo e da migração, a Vivo fica com cerca de 38%, a Claro terá 31,2%, e a TIM ocupará 29,2% do mercado. A venda ocorreu no final de 2020, em proposta conjunta das três restantes de de R$ 16,5 bilhões pelos ativos. Na divisão entre as operadoras, todos os clientes gaúchos da Oi Móvel passam para a TIM.
Como será a migração na prática
- A ordem será determinada por DDD e tipo de plano, em sequências semanais.
- Antes de ser "migrado", o cliente vai receber mensagem por SMS, com ao menos 30 dias de antecedência.
- Dentro de três meses, os clientes passam a ser transferidos para a base da TIM.
- Quando isso acontecer, cada cliente passa a ser atendido exclusivamente pelos serviços da TIM, como o aplicativo e as centrais de relacionamento. Também passará a receber conta emitida pela TIM.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo