Três cervejarias gaúchas se uniram para criar um projeto que será, segundo os organizadores, "o maior lançamento simultâneo" de um rótulo no mercado nacional.
Juntas, 64 marcas nacionais vão lançar, na próxima quarta-feira (19), uma bebida no estilo catharina sour. Cada empresa terá uma receita própria, com a mesma identidade visual.
A iniciativa é de Daniel Jeffmann, da Fat Bull Beer, Jaderson Martini, da Old Captain e Vinícius Cordeiro, das marcas Veterana e Ruradélica. Com 31 cervejarias participantes, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de representantes.
Há participantes de Porto Alegre, Bom Retiro do Sul, Bom Princípio, Feliz, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Pelotas, Itaara, Lajeado, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, Farroupilha, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Tapejara, Sapiranga, Santa Cruz do Sul e Gravataí. Juntas, produzem 1,08 milhão de litros por mês.
O catharina sour é o primeiro estilo brasileiro listado no guia Beer Judge Certification Program (BJCP), um dos mais conceituados do mercado cervejeiro internacional. Criada em 2016, por uma cervejaria de Santa Catarina, é uma cerveja refrescante e ácida, baseada na alemã berliner weisse. Sua principal característica é a adição de frutas na receita. As escolhas das cervejarias gaúchas incluem framboesa, uva, mamão, amora e jabuticaba, entre outras.
* Colaborou Camila Silva