Apontada neste ano como fabricante do melhor queijo do país, o Gran Formaggio, a RAR fecha 2021 com crescimento de 34% na receita líquida. Mesmo para a empresa idealizada por Raul Anselmo Randon - leva as iniciais do nome do industrial -, que mantém aumento médio de 25% ao ano desde 2014, é um número significativo.
Para 2022, o desafio é crescer mais 35%, com a expansão da linha de charcutaria da RAR Importados, que inclui queijos, acetos italianos, azeites e embutidos de carne italianos e espanhóis. Será também o ano de abertura das unidades da Spaccio RAR em Porto Alegre e São José dos Campos (SP).
Sergio Martins Barbosa, CEO da RAR, afirma que este foi mais um ano em que a crise atingiu empresas de todos os portes. No entanto, a marca teve aumento no e-commerce comparável a 2020, ainda impulsionado pela tendência de compras pela internet.
O ano também foi de premiações: o Gran Formaggio foi eleito o melhor queijo parmesão nacional em teste às cegas com 10 das principais marcas de queijo parmesão consumidas no país. A Rasip, que integra o conglomerado, foi Destaque Setorial - Alimentos no Prêmio Exportação RS, pelo terceiro ano seguido. E ainda foi a estreia do Don Raul, um vinho que foi o último projeto do industrial, forma de homenagear alguém que sempre trabalhou com simplicidade e tinha uma rara visão empreendedora.
A RAR começou com cultivo de maçãs, na década de 1970, em Vacaria. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo tipo grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio. Já tem 19 rótulos, entre vinhos e espumantes e azeite de oliva, com produção própria.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo