Plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, a 100 Open Startups publicou nesta quarta-feira (27) seu ranking de 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país. Entre as cem destacadas, apareceram nove gaúchas (veja lista abaixo).
Conforme dados colhidos para a lista, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último ano. Na edição 2021, foram declarados 26.348 relacionamentos entre empresas e negócios nascentes, com essa modalidade que compartilha dados. Em 2020, haviam sido declaradas 13.433 relações.
Inovação aberta é um modelo que prevê colaboração entre empresas, pessoas e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. Das mais de 18 mil startups cadastradas, 2.414 tiveram contratos desse tipo com corporações validados para o Ranking 2021, ante 1.310 em 2020. Ou seja, mais de mil novas startups geraram impacto nas cadeias tradicionais neste ano.
As áreas de atuação mais ativas nesse modelo foram inteligência artificial, big data e produtividade. A modalidade de contratos mais comum foi de desenvolvimento de fornecedores, com 7,8 mil contratos. Conforme a 100 Open Startups, isso mostra que as corporações estão renovando as suas cadeias de fornecimento, incluindo mais startups em seus processos. Na avaliação por área, gaúchas apareceram no topo, como na área de inteligência artificial, em que as duas primeiras são de Porto Alegre.
As nove gaúchas no ranking das cem
2. Pix Mídia
35. Pix Force
42. Ubots
52. Scoreplan
56. Trashin
71. Econodata
79. Sirros IoT
87. Sentimonitor
93. Privacy Tools
As posições das gaúchas por segmento
Inteligência artificial
1. Pix Force (Porto Alegre)
2. Sentimonitor (Porto Alegre)
Dados
3. Econodata (Porto Alegre)
Biotecnologia
1. Regenera Biotecnologia (Porto Alegre)
8. Biotech TerraMares (Rio Grande)
Gestão de resíduos
4. Trashin(Porto Alegre)
6. Meu Resíduo (Santa Cruz do Sul)
Construção
4. Construct IN (São Leopoldo)
7. Inventsys (Porto Alegre)}
Serviços ao consumidor
1. Ubots (Porto Alegre)
8. Atendare (Três de Maio)
Energia
7. Prosumir (Porto Alegre)
Recursos humanos
5. Pix Mídia (Esteio)
Indústria
1. Scoreplan (Caxias do Sul)
Internet das coisas
3. Sirros (Novo Hamburgo)
Marketing
7. Postmetria (Porto Alegre)
Direito
9. Privacy Tools (Porto Alegre)