O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Especializada em cirurgia robótica, a clínica Berger Urologia está abrindo sua primeira unidade em Porto Alegre. Comandada pelos médicos André Berger e Milton Berger, o espaço está localizado no bairro Moinhos de Vento.
Segundo a empresa, o custo para a utilização de robô no Brasil é de cerca US$ 2,5 milhões, com o custo de manutenção anual de US$ 200 mil.
Os sócios da empresa são pioneiros na utilização do equipamento no país. Segundo Milton Berger, em 2013, os dois colaboraram na implementação do primeiro programa de cirurgia robótica em um hospital universitário no Brasil, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), também o primeiro fora do eixo Rio-São Paulo.
Já André atua como chefe do Núcleo de Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento e professor da University of Southern California (EUA).
— Atuamos em mais de 4 mil casos de cirurgias robóticas ao longo dos últimos 10 anos no Brasil e Estados Unidos, com um tratamento de ponta para a cura do câncer, uma técnica minimamente invasiva e que permite o controle oncológico e a manutenção da qualidade de vida dos pacientes — detalha André.
*Colaborou Camila Silva
Leia mais colunas de Marta Sfredo