O mistério foi tamanho que só agora a coluna conseguiu apresentar a Porto Alegre a fachada completa do que pretende ser o "prédio mais luxuoso" da capital gaúcha.
Três meses depois da primeira informação dada aqui, já estão vendidos 16 dos 25 apartamentos do Cyrela by Pininfarina, ou seja, 64%. Só restaram nove unidades disponíveis.
Ao contrário dos lançamento imobiliários habituais, que costumam ser acompanhados por grande volume de imagens, neste caso a construtora fez questão de alimentar certo suspense, inclusive sobre o valor, até para manter a exclusividade aos compradores.
Parece ter dado certo, pelo volume de vendas. A coluna ficou sabendo que está no Pininfarina o apartamento mais caro já vendido em Porto Alegre: um duplex de R$ 18 milhões. Havia só mais uma unidade com dois andares no prédio, e também já foi vendida, por R$ 16 milhões. Conforme Rodrigo Putinato, CEO da Cyrela Regional Sul, a construção começa em sete meses e deve agregar valor à vizinhança:
— Não são todas as cidades que comportam empreendimentos como esse. Na Cyrela, só lançaríamos algo assim em São Paulo, Rio ou Porto Alegre. São locais em que essa demanda existe. O cliente vê que o luxo foi colocado em todos os detalhes, o que valoriza a compra. Pininfarina não é uma simples assinatura, significa acabamentos de alta qualidade, e não é só decoração, tem design na fachada inteira.
A marca nasceu de um apelido, o de Battista "Pinin" Farina, que depois foi incorporado ao sobrenome da família. Em dialeto do Piemonte, a palavra quer dizer "o menor", já que Battista foi o 10º de 11 irmãos. Sua Carrozzeria Pinin Farina desenhou Ferraris que fizeram a fama da grife.
O Cyrela by Pininfarina colocou Porto Alegre no mercado de alto luxo, avalia Putinato. Embora veja uma tendência em prédios com assinatura, o executivo pondera que, para ser bem-sucedido, precisou ter o endereço certo, posição elevada e terreno com a amplitude adequada:
— Foi preciso ter coragem para colocar um projeto como esse no mercado, porque eleva muito o custo de construção pelas suas características. A empresa vai buscar o mesmo lucro obtido em outros empreendimentos, mas um como este custa mais caro.
Outro projeto da Cyrela, o de miniapartamentos no Skyline Parque Moinhos, esgotou as 314 unidades em 20 dias. Segundo Putinato, isso não necessariamente quer dizer que o mercado esteja bombando, mas que se trata do "produto certo, na hora certa".