
Correção: entre 15h38 min e 16h20min, a nota trazia a informação de que o faturamento havia atingido R$ 8,9 bilhões, depois corrigida para R$ 8,3 bilhões. Texto atual já traz o dado ajustado.
Não foi à toa que, em plena pandemia, a Tramontina estreou no mercado de lavadoras de louças, como a coluna registrou em agosto. Nesta terça-feira (5), a empresa de Carlos Barbosa fez seu encontro de abertura de ano de forma virtual, depois de 38 anos de reuniões presenciais.
Comandado pelo presidente do conselho de administração da indústria, Clovis Tramontina, o evento apresentou os excepcionais resultados de 2020: o faturamento chegou a R$ 8,3 bilhões, 39% acima do registrado no ano anterior.
Segundo o empresário, o ano da pandemia proporcionou um melhores desempenhos na história da empresa. Ao contrário de outras organizações, a Tramontina não demitiu nenhum funcionário.
– Mudamos de patamar. Imagina que, em 2001, nosso sonho era faturar um R$ 1 bilhão e, hoje, nossa meta para 2021 é chegar a R$ 9,4 bilhões, 20% a mais do que no ano anterior. Mas para quem sonha, por que não imaginar que podemos chegar a R$ 10 bi? – disse Clovis a quem acompanhava o evento pela internet.
O que permitiu esse desempenho foi uma corrida ao consumo de produtos para a casa que marcou a pandemia. Com o confinamento, houve intensa procura para aumentar o bem estar. A empresa não confirma, mas há relatos de mercado de que quase não conseguiu dar conta do número de pedidos. Por isso, a ambição de crescimento não é improvável.
Presencialmente, além do empresário, participaram o diretor executivo comercial, Cesar Vieceli, e a gerente de marketing, Rosane Mesturini Fantinelli. Acompanharam o evento cerca de 800 representantes da marca em todo o país. Clovis tem intenção de manter esse formato de encontros digitais. O desafio agora, segundo o empresário, é atingir o mercado jovem e trabalhar com pluralidade, diversidade e sustentabilidade.
– E vamos conseguir, porque temos uma crença que nunca mudou nos 110 anos da Tramontina: as pessoas, mais que os produtos, é o que fazem a diferença – afirmou Clovis.
A responsável pela organização do encontro virtual foi a empresa Inventa Evento e realizado no Estúdio V.Elo.