O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Porto Alegre registrou a venda de 4.975 novos imóveis em 2020. O cálculo contempla tanto o segmento residencial quanto o comercial. No ano marcado pela pandemia, a Capital também teve o lançamento de 2.879 unidades.
Os dados integram pesquisa do Sinduscon-RS, que representa as indústrias da construção civil no Estado. O levantamento é feito em parceria com a Alphaplan – Inteligência em Pesquisas e a Órulo.
Na visão do Sinduscon-RS, o resultado de 2020 superou as expectativas dado o impacto da covid-19. Como a pesquisa é recente, não há estatísticas referentes a 2019, o que impede a comparação entre os dois últimos anos, diz a entidade.
Durante a pandemia, as obras chegaram a ser paralisadas na Capital, após decisão da prefeitura. "As empresas do setor envidaram esforços, superando expectativas de vendas num ano tão atípico", aponta, em nota, o presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior.
Nos últimos meses, o setor enfrentou a escassez de insumos em meio à retomada da economia. Além disso, a alta nos preços de mercadorias também desafia as empresas.
"A indústria da construção civil deverá fechar 2021 com crescimento, com base em quatro fatores principais: opção do imóvel como investimento diante da baixa remuneração das aplicações financeiras, projeção de aumento dos financiamentos imobiliários, taxas de juros baixa e mudança de comportamento do consumidor, que deu novo valor a casa própria diante da covid-19', estima o presidente do Sinduscon-RS.